USP - Universidade de São Paulo

Concepção de Novos Experimentos

O projeto Concepção de novos experimentos, tem como principal objetivo o desenvolvimento de experimentos para serem aplicados no ensino superior e no ensino médio.
As diretrizes do projeto se baseiam na difusão do conhecimento, buscando transmiti-lo de forma simples e prática, motivando o público a aprender mais sobre os temas.
Este também é o principal desafio do projeto, buscar uma forma objetiva e inovadora de se perceber um fenômeno químico, evitando técnicas de alto custo e instrumentação complexa. O desafio é ainda maior nos experimentos voltados para o ensino médio, devido às características deste sistema.
O projeto também conta com a parceria dos pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos, que auxiliam xs petianxs a entenderem mais a fundo sobre os temas escolhidos, correlacionado com suas linhas de pesquisa. Ao fim do projeto, visando ampliar ainda mais a divulgação, o grupo PET elabora um artigo acadêmico descrevendo toda a concepção e aplicação do experimento, para que este possa servir como ferramenta de ensino também para outras pessoas.