USP - Universidade de São Paulo

Grupo PET Química IQSC participa do XIX Sudeste PET

Nos dias 29, 30 e 31 de março e 1 de abril, nosso grupo marcou presença no XIX Sudeste PET, encontro de todos os grupos PET da região Sudeste do país, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus de Seropédica – RJ. Neste ano, o tema do encontro foi “Tecendo conexões para representatividade, inovação e integração entre os Grupos PET da região Sudeste”.

No evento, os grupos se reúnem em dois momentos para discutir sobre o andamento do Programa de Educação Tutorial em toda a região. O primeiro deles é a reunião entre discentes e docentes, em que são discutidas problemáticas gerais sobre o programa. Já o segundo momento são os Grupos de Discussão de Trabalho (GDT’s), que contam com diversos focos baseados no tema do evento, em que os petianos tem a oportunidade de discutir tais assuntos e encaminhar mudanças e melhorias no regimento do programa, sempre respeitando as particularidades de cada grupo PET.

Também ocorrem os Encontros por Área no último dia do encontro, em que os participantes discutem o papel do PET em várias áreas, como a sua importância para a formação do petiano, o seu compromisso para com a sociedade através das atividades de extensão, na pesquisa e inovação científica, etc.

Além disso, são oferecidos, pelos próprios grupos participantes, minicursos sobre o PET e seu regimento assim como oficinas sobre os mais diversos assuntos, abrangendo tanto atividades culturais brasileiras quanto temas de importância para a atualidade, a fim de complementar a formação dos participantes.

Durante os 4 dias, o evento também contou com muitas atividades de integração entre os petianos, como karaokê, apresentações artísticas e festas temáticas.

Por fim, todos os encaminhamentos e sugestões gerados nas reuniões entre docentes e discentes e nos GDT’s são votados em assembleia, para que aqueles que sejam aprovados possam ser discutidos e votados a nível nacional no ENAPET, para então entrarem ou não em vigor no Manual de Orientações Básicas do PET.

Para mais informações, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram.