O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de
estudantes, com a tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do país. O PET é orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Baseado na prática da educação tutorial em atividades extracurriculares, os alunos, sob a tutoria de um professor, são protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Através de ações que aprimoram sua formação acadêmica e melhoram os cursos aos quais estão vinculados, o PET contribui para a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação que apoia.
Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão de maneira articulada, o PET permite uma formação global, tanto para o aluno “petiano” quanto para os demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma formação cidadã com posicionamento crítico e ativo em relação ao que ocorre consigo mesmos e na sociedade. O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão de sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa. O programa é mantido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação do Governo Federal, sendo subordinado à Pró-Reitoria de Graduação da USP.
No caso do PET Química IQSC, um programa específico para o curso de Bacharelado em Química do IQSC-USP, os principais objetivos podem ser agrupados com base no desenvolvimento social e acadêmico dos alunos “petianos”, refletindo consequentemente nos demais alunos do curso de graduação. O programa promove o desenvolvimento acadêmico pela complementação do ensino com atividades práticas e de pesquisa, aprofundando o conhecimento na área de Química. A formação integral proporcionada aos estudantes visa formar profissionais com uma visão ampla e integrada da Química, desenvolvendo competências científicas, sociais e éticas nessa área. Alguns projetos desenvolvidos pelo PET Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) contribuem ativamente para o aprimoramento do ensino médio em escolas públicas, com atividades envolvendo alunos e professores, aproximando esse público da universidade pública. Podemos elencar:
– Interação com a Comunidade: os membros promovem a interação entre a universidade e a comunidade através de projetos de ensino-extensão que visam esclarecer problemas reais da sociedade e contribuir para o desenvolvimento social.
– Desenvolvimento de Habilidades Transversais: o programa fomenta, a partir de uma estrutura horizontal entre os membros, o desenvolvimento de habilidades individuais como liderança, trabalho em equipe, comunicação e gestão de projetos, preparando os estudantes para desafios futuros em suas carreiras.
Essas habilidades são desenvolvidas principalmente através de atividades de extensão, onde o PET Química IQSC leva o conhecimento científico específico da área para a sociedade, promovendo palestras em escolas, podcasts, publicações em redes sociais e exposições em praça pública. Os “petianos” também participam e realizam eventos e encontros com outros grupos PET, permitindo a troca de conhecimentos e experiências através da apresentação de trabalhos realizados pelo grupo. Os principais objetivos podem ser elencados em:
1. Desenvolver atividades acadêmicas com excelência, visando à coletividade e à interdisciplinaridade;
2. Contribuir para o aprimoramento da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
3. Estimular a formação de profissionais de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
4. Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior do país;
5. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional, pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.
Instituição do Programa de Educação Tutorial (PET) – Lei n° 11.180 de 23 de setembro de 2005
Portaria MEC n° 976 de julho 2010
Atualização Portaria n° 976 pela Portaria n° 343/2013
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