A Universidade de São Paulo, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, à qual o Programa PET é subordinado, coordena, atualmente (2024), 22 grupos em atividade, formados por alunos bolsistas e não-bolsistas em diversas áreas de conhecimento. Esses grupos envolvem tanto grupos específicos (vinculados a um determinado curso) quanto temáticos (vinculados a mais de um curso). Todos os grupos PET atuam com base nas premissas do Projeto Político Pedagógico do IQSC-USP, onde a atividade de ensino-aprendizagem ocorre de forma dinâmica, com análise crítica do contexto social, dentro da especificidade de cada curso.
Particularmente, o PET Química IQSC foi criado em 1992, ainda vinculado aos moldes do Programa Especial de Treinamento, no antigo IFQSC (Instituto de Física e Química de São Carlos, que se desmembrou em IFSC e IQSC em 1994), através das ações do Prof. Gilberto Goissis, que esteve à frente do grupo até 1997. Naquela época, o objetivo do grupo era encontrar soluções para os problemas causados pelos resíduos químicos gerados pelas atividades de ensino do IQSC. Observando que a quantidade desses resíduos era elevada e apresentava considerável risco, foi adotado um modelo visando diminuí-los, além da construção de um laboratório para tratamento de resíduos. Esse projeto culminou e impulsionou a criação do atual Laboratório de Resíduos Químicos da USP de São Carlos, inaugurado em outubro de 1997, projetado com base nos dados obtidos pelas pesquisas do grupo. Tal modelo vem sendo adotado por diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
Em 1997, a Profª Elisabete Frollini assumiu a tutoria até 2005, momento em que os objetivos do grupo tiveram que ser adaptados às mudanças geradas pela transformação do Programa Especial de Treinamento em Programa de Educação Tutorial, oficializada em 2005. Nesse período, a principal meta do grupo era buscar uma formação mais ampla para os estudantes e valorizar as questões éticas de cidadania e formação interdisciplinar. Dando prosseguimento e consolidando a estrutura do Programa de Educação Tutorial, em 2006, o Prof. Hidetake Iamasatu assumiu a tutoria até 2016, dedicando-se rigorosamente ao processo de ensino-aprendizagem e à prática da educação tutorial. Em 2016, a tutoria passou para a Profª Ana Claudia Kasseboehmer, que atuou até 2019, contribuindo principalmente para a idealização e execução de projetos dedicados aos alunos de ensino médio de escolas públicas de São Carlos e região, bem como em ações para autoavaliação do grupo e de seus membros. Em 2019, o Prof. Danilo Manzani assumiu a tutoria do grupo, permanecendo até os dias de hoje, trazendo uma proposta de consolidação dos projetos e atividades executadas, mas com o propósito de fortalecer a prática da educação tutorial através de projetos que acentuam a divulgação científica, o aprimoramento do curso de graduação, o aperfeiçoamento acadêmico-cidadão e a autonomia dos estudantes. Os projetos atualmente em execução podem ser encontrados aqui.
© 2016-2026 | IQSC/USP | Produzido por STI