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Histórico

A história do Programa de Educação Tutorial dentro do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) inicia-se em março de 1992 com a criação do grupo PET IQSC, ainda nos moldes do Programa Especial de Treinamento, sendo que em todos esses anos de existência o grupo já contou com a participação de três tutores e mais de 70 bolsistas.

O primeiro responsável pelo programa foi o Prof. Dr. Gilberto Goissis, na época docente do antigo Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC), o qual desmembrou-se no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e no Instituto de Química de São Carlos (IQSC). O objetivo do grupo era encontrar soluções para os problemas causados pelos resíduos químicos gerados pelas atividades de ensino do IQSC. A partir da observação de que a quantidade de tais resíduos era elevada e apresentava considerável risco, foi adotado um modelo visando diminuí-los, além da construção de um laboratório para tratamento de resíduos, o qual foi inaugurado em outubro de 1997 e projetado utilizando-se os dados obtidos pelas pesquisas do grupo. Tal modelo vem sendo adotado por diversas Instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

Em 1997 o Prof. Dr. Gilberto Goissis foi substituído pela Prof. Dra. Elisabete Frollini, a qual ocupou a posição de tutora até 2005, modificando gradativamente os objetivos do grupo, buscando adaptá-los às mudanças geradas pela alteração do Programa Especial de Treinamento em Programa de Educação Tutorial, oficializada no ano de 2005. Nesse período, a principal meta do grupo era a busca pela formação mais ampla dos egressos, capacitando-os à habilidade epistemológica, além de valorizar as questões éticas, de cidadania e a formação multidisciplinar.

Acompanhando essas mudanças, no ano de 2006 assumiu o Prof. Dr. Hidetake Imasato, tutor até a presente data. O grupo sob a tutoria do Prof. Dr. Hidetake busca seguir à risca o modelo de ensino tutorial, em que o processo de ensino-aprendizagem deve ser alcançado com o posicionamento crítico de seus membros. Com este objetivo os projetos envolvem atividades interdisciplinares, que podem ser conhecidas mais a fundo aqui. Para o exercício da prática social bem como para a disseminação dos objetivos do PET, algumas atividades são desenvolvidas junto aos alunos e professores de escolas de ensino básico. Para a maior compreensão da profissão são suscitados debates juntamente com discentes e docentes do IQSC sobre o destino, capacitação e habilitação profissional dos egressos do curso e tendo como base a análise do seu Projeto Político Pedagógico.