USP - Universidade de São Paulo

Festival da Química

A compreensão do conhecimento científico é cada vez mais importante para o cidadão comum como meio de obter orientação para suas atividades diárias, sendo essa informação proveniente da popularização da ciência. A falta do conhecimento de conceitos básicos científicos produz pessoas propensas a acreditar em informações criadas para enganá-las. Visando contribuir para a popularização do conhecimento científico como um meio de extensão universitária e a troca de vivências entre os grupos, os alunos de graduação dos grupos PET do curso de Química da USP (São Carlos e Ribeirão Preto) e da UNESP (Rio Preto, Presidente Prudente e Araraquara) uniram-se para a realização desse projeto nessas cinco cidades do estado de São Paulo, visando-o como um canal de divulgação científica para a sociedade e meio de aproximação dos grupos PET Química das universidades públicas do estado de São Paulo. Atualmente, devido a pandemia do novo coronavírus, o projeto tem sido realizado de forma remota, com a criação de vídeos que procurem relacionar experimentos simples com conceitos de química/ método científico.